quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O outro lado da crise

Um artigo publicado no Público dá-nos conta de que uma grande parte das famílias portuguesas está  a alterar os seus hábitos de consumo, muito devido à crise económica e financeira e às medidas de austeridade que provocaram uma quebra acentuada nos rendimentos familiares. Consome-se menos refrigerantes, menos alimentos processados (cujo IVA aumentou significativamente),  menos produtos não essenciais. Em contrapartida, o consumo dos produtos frescos utilizados para confeccionar de raiz as refeições cresceu. Muitos passaram a fazer escolhas mais ponderadas e racionalizadas, comprando nas lojas de dicount tal como o Lidl ou o Mini-Preço e a escolher as marcas próprias das distribuidoras.

Ora, aqui está um aspecto positivo desta crise económica: as pessoas tendem a ter comportamento mais responsáveis, gastando o seu dinheiro em coisas realmente úteis e necessárias. Mas se é verdade que é por necessidade que muitos portugueses se vêem obrigados a mudar os seus hábitos diários, não é menos verdade que a necessidade aguça o engenho e potencia a criatividade. E são muitos os exemplos de pessoas que encontraram nessa mudança forçada aspectos positivos.





2 comentários:

  1. É isso e também os marmiteiros... é só marmiteiros lá no meu trabalho. E marmiteiro que é marmiteiro olha para a marmita do marmiteiro mais próximo e comenta o seu conteúdo. Viva a marmita!

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  2. Lol isso sim nao ha dia sem olhar para a marmita do vizinho! Nos esta semana vamos fazer furor porque levo coelho, rojoes e bolos de bacalhau! Vai ser so olho gordo! Hehe

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